CEISA e o INCAJU firmam parceria para a sustentabilidade da produção da castanha de caju
Dia 21 de Agosto de 2018 foi assinado um acordo entre o CEISA e o INCAJU que visa possibilitar o desenvolvimento de uma indústria do caju sustentável e com padrões internacionalmente aceites.
CEISA Participa Activamente na Formação de Inspectores Regionais de Saúde e Segurança Ocupacional na Zâmbia
A convite da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) o CEISA participa no “1º Treinamento Regional de Saúde e Segurança Ocupacional” que decorre em Chingola , Zâmbia, de 18 a 22 de Junho de 2018. O objectivo do treinamento é fortalecer a capacidade das entidades do sector público responsáveis pela inspecção de saúde e segurança ocupacional na mineração e noutros sectores de actividades económicas.
Inspecção Geral do Trabalho realiza inspecções em parceria com o CEISA
No âmbito de implementação do Memorando de Entendimento para a cooperação no domínio da inspecção do trabalho, celebrado no dia 25 de Outubro de 2017, entre o MITESS), através da Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e a UEM, através do Centro de Estudos Industriais, Segurança e Ambiente (CEISA), foram levados a cabo visitas de inspecção a empresas localizadas nas Províncias de Inhambane, Maputo Cidade e Maputo Província na fase piloto de actividades de campo.

INCAJU CEISA 2018A UEM, através do Centro de Estudos Industriais Segurança e Ambiente (CEISA) e o Instituto do Fomento do Caju (INCAJU) estabeleceram ontem (21/08) uma parceria à luz do qual as duas instituições passam a colaborar para a sustentabilidade da produção da castanha de caju.
O acordo assinado vai possibilitar o desenvolvimento de uma indústria do caju sustentável e com padrões internacionalmente aceites.
Assim, ao abrigo da parceria, a UEM através do CEISA vai capacitar de forma progressiva todos os intervenientes que actuam na indústria da castanha de caju, o que permitirá a identificação de oportunidades para impulsionar o sector de processamento da castanha de caju, na perspectiva de criação de maior valor para a economia nacional.

Outrossim, com vista a garantir a protecção da integridade física e psíquica do trabalhador, a UEM estará disponível a apoiar iniciativas que visem estimular o potencial dos trabalhadores para melhorar a produção e produtividade, com destaque para o processamento da castanha de caju, tido como extremamente importante para a economia do país.
De acordo com a Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Dra. Luísa Caetano Meque, o sector agrário apresenta um enorme potencial para o crescimento e maior contribuição para a economia nacional, em particular, para o fortalecimento da balança comercial.
Actualmente emprega 5.7 milhões de pessoas, correspondentes a 72 por cento da população economicamente activa que contribui com cerca de 25 por cento para o BIP e 16 para exportações.
Todavia, segundo a governante, apesar desse enorme potencial a agricultura é ainda predominantemente de subsistência e, para reverter o cenário, o desafio passa por acelerar o processo de transformação estrutural do sector agrário evoluindo para uma agricultura orientada para o mercado através de desenvolvimento de cadeias de valor.
Segundo a Vice-Ministra, tratando-se de uma indústria alimentar com um mercado consumidor bastante exigente e considerando os compromissos com a Organização Mundial do Comércio e com a Organização Internacional do Trabalho, o crescimento que a indústria do caju vem registando deverá ser acompanhado da qualidade técnica global que o mercado internacional da amêndoa cada vez mais impõem.
Por isso, o memorando pressupõe, entre outras acções, o estabelecimento e a observância de elevados padrões de saúde e segurança na indústria do caju.
Na ocasião, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, referiu que a intervenção do CEISA consistirá no diagnóstico das condições do trabalho digno e da observância das normas de saúde e segurança no trabalho.
Outros domínios de actuação incluem a elaboração de manuais de saúde e segurança no trabalho e meio ambiente no sector do caju, capacitação de técnicos do Instituto do Fomento do Caju, disseminação de boas práticas no ciclo produtivo da castanha de caju, entre outras acções.
A assinatura do memorandum entre o CEISA e o INCAJU foi testemunhado por diversas individualidades entre directores nacionais e profissionais a diversos níveis do MASA e da UEM.

 

fotos2O CEISA realizou no dia 07 de Junho de 2018 uma palestra alusiva às comemorações do Dia Mundial do Ambiente na Faculdade de Educação da UEM. A palestra tinha como objectivo sensibilizar a comunidade universitária no sentido de gerir e minimizar os impactos ambientais negativos através da implementação de planos de gestão ambiental. Também, visava envolver a comunidade no estabelecimento de práticas e procedimentos ambientalmente benignos. O evento contou com a participação dos representantes do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMM), Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), estudantes e docentes da Faculdade de Educação.

Workshop RegionalA convite da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) o Centro de Estudos industriais, Segurança e Ambiente (CEISA) participa no “1º Treinamento Regional de Saúde e Segurança Ocupacional” que decorre em Chingola , Zâmbia, de 18 a 22 de Junho de 2018. O objectivo do treinamento é fortalecer a capacidade das entidades do sector público responsáveis pela inspecção de saúde e segurança ocupacional na mineração e noutros sectores de actividades económicas.

O workshop pretende também melhorar a nível regional a qualidade e disponibilidade de recursos humanos na inspecção de saúde ocupacional e proporcionar aos participantes ferramentas de avaliação de riscos ocupacionais, especialmente no caso de exposição ocupacional à poeiras, mercúrio, chumbo e outros perigos. O treinamento ajudará os países da SADC a identificar suas lacunas de regulamentação e auxiliar no processo de harmonização dos padrões de saúde e segurança ocupacional, inspecção e fiscalização na região. O Director do CEISA participa na qualidade de formador nesta oficina de treinamento.

 

c99 shell hacklink istanbul evden eve nakliyat hacklink Google