casino siteleri milanobet tipobet sekabet elexbet
Realizações
CEISA e o INCAJU firmam parceria para a sustentabilidade da produção da castanha de caju
Dia 21 de Agosto de 2018 foi assinado um acordo entre o CEISA e o INCAJU que visa possibilitar o desenvolvimento de uma indústria do caju sustentável e com padrões internacionalmente aceites.
CEISA Participa Activamente na Formação de Inspectores Regionais de Saúde e Segurança Ocupacional na Zâmbia
A convite da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) o CEISA participa no “1º Treinamento Regional de Saúde e Segurança Ocupacional” que decorre em Chingola , Zâmbia, de 18 a 22 de Junho de 2018. O objectivo do treinamento é fortalecer a capacidade das entidades do sector público responsáveis pela inspecção de saúde e segurança ocupacional na mineração e noutros sectores de actividades económicas.
Inspecção Geral do Trabalho realiza inspecções em parceria com o CEISA
No âmbito de implementação do Memorando de Entendimento para a cooperação no domínio da inspecção do trabalho, celebrado no dia 25 de Outubro de 2017, entre o MITESS), através da Inspecção Geral do Trabalho (IGT) e a UEM, através do Centro de Estudos Industriais, Segurança e Ambiente (CEISA), foram levados a cabo visitas de inspecção a empresas localizadas nas Províncias de Inhambane, Maputo Cidade e Maputo Província na fase piloto de actividades de campo.

INCAJU CEISA 2018A UEM, através do Centro de Estudos Industriais Segurança e Ambiente (CEISA) e o Instituto do Fomento do Caju (INCAJU) estabeleceram ontem (21/08) uma parceria à luz do qual as duas instituições passam a colaborar para a sustentabilidade da produção da castanha de caju.
O acordo assinado vai possibilitar o desenvolvimento de uma indústria do caju sustentável e com padrões internacionalmente aceites.
Assim, ao abrigo da parceria, a UEM através do CEISA vai capacitar de forma progressiva todos os intervenientes que actuam na indústria da castanha de caju, o que permitirá a identificação de oportunidades para impulsionar o sector de processamento da castanha de caju, na perspectiva de criação de maior valor para a economia nacional.

Outrossim, com vista a garantir a protecção da integridade física e psíquica do trabalhador, a UEM estará disponível a apoiar iniciativas que visem estimular o potencial dos trabalhadores para melhorar a produção e produtividade, com destaque para o processamento da castanha de caju, tido como extremamente importante para a economia do país.
De acordo com a Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Dra. Luísa Caetano Meque, o sector agrário apresenta um enorme potencial para o crescimento e maior contribuição para a economia nacional, em particular, para o fortalecimento da balança comercial.
Actualmente emprega 5.7 milhões de pessoas, correspondentes a 72 por cento da população economicamente activa que contribui com cerca de 25 por cento para o BIP e 16 para exportações.
Todavia, segundo a governante, apesar desse enorme potencial a agricultura é ainda predominantemente de subsistência e, para reverter o cenário, o desafio passa por acelerar o processo de transformação estrutural do sector agrário evoluindo para uma agricultura orientada para o mercado através de desenvolvimento de cadeias de valor.
Segundo a Vice-Ministra, tratando-se de uma indústria alimentar com um mercado consumidor bastante exigente e considerando os compromissos com a Organização Mundial do Comércio e com a Organização Internacional do Trabalho, o crescimento que a indústria do caju vem registando deverá ser acompanhado da qualidade técnica global que o mercado internacional da amêndoa cada vez mais impõem.
Por isso, o memorando pressupõe, entre outras acções, o estabelecimento e a observância de elevados padrões de saúde e segurança na indústria do caju.
Na ocasião, a Vice-reitora Académica da UEM, Profª Doutora Amália Uamusse, referiu que a intervenção do CEISA consistirá no diagnóstico das condições do trabalho digno e da observância das normas de saúde e segurança no trabalho.
Outros domínios de actuação incluem a elaboração de manuais de saúde e segurança no trabalho e meio ambiente no sector do caju, capacitação de técnicos do Instituto do Fomento do Caju, disseminação de boas práticas no ciclo produtivo da castanha de caju, entre outras acções.
A assinatura do memorandum entre o CEISA e o INCAJU foi testemunhado por diversas individualidades entre directores nacionais e profissionais a diversos níveis do MASA e da UEM.

 

fotos2O CEISA realizou no dia 07 de Junho de 2018 uma palestra alusiva às comemorações do Dia Mundial do Ambiente na Faculdade de Educação da UEM. A palestra tinha como objectivo sensibilizar a comunidade universitária no sentido de gerir e minimizar os impactos ambientais negativos através da implementação de planos de gestão ambiental. Também, visava envolver a comunidade no estabelecimento de práticas e procedimentos ambientalmente benignos. O evento contou com a participação dos representantes do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMM), Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), estudantes e docentes da Faculdade de Educação.

Workshop RegionalA convite da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) o Centro de Estudos industriais, Segurança e Ambiente (CEISA) participa no “1º Treinamento Regional de Saúde e Segurança Ocupacional” que decorre em Chingola , Zâmbia, de 18 a 22 de Junho de 2018. O objectivo do treinamento é fortalecer a capacidade das entidades do sector público responsáveis pela inspecção de saúde e segurança ocupacional na mineração e noutros sectores de actividades económicas.

O workshop pretende também melhorar a nível regional a qualidade e disponibilidade de recursos humanos na inspecção de saúde ocupacional e proporcionar aos participantes ferramentas de avaliação de riscos ocupacionais, especialmente no caso de exposição ocupacional à poeiras, mercúrio, chumbo e outros perigos. O treinamento ajudará os países da SADC a identificar suas lacunas de regulamentação e auxiliar no processo de harmonização dos padrões de saúde e segurança ocupacional, inspecção e fiscalização na região. O Director do CEISA participa na qualidade de formador nesta oficina de treinamento.

 

Türk bahis siteleri Türkiye Bahis forum paykwik paykwik kart Paykwik bozum paykwik Marmaris Excursions marmaris bath paykwik satış
echo ''; ?> cratosslot betebet